PRAÇA JÚLIO PRESTES, Nº 16
01218 020 | SÃO PAULO - SP
+55 11 3367 9500
SEG A SEX – DAS 9h ÀS 18h
CONCURSO NACIONAL CHOPIN

Candidatos(as) aprovados(as) para as provas semifinais (em ordem alfabética)

Arthur Dante Novaes Teixeira

Caio Henrique Silva Vital

Caio Rodrigues Vilas Boas

Carlos Vogt

Ervino Jose Rieger Duarte

Ingrid Rodrigues Uemura

Jordan Alexander Gomes Rodrigues Pereira

Mateus Restani Furtado

Matheus Enzo de Faria Oshiro

Mattheus Versiani Cardoso de Melo

Victor Ribeiro Canto

Vitor Zendron da Cunha


Candidatos(as) inscritos(as) – em ordem alfabética

 

Arthur Dante Novaes Teixeira
Caio Henrique Silva Vital
Caio Rodrigues Vilas Boas
Carlos Vogt
Daniel Fernandes Carvalho Rocha
Ervino Jose Rieger Duarte
Estevão Medeiros Gomes
Gabriel Lopes Brandão
Ingrid Rodrigues Uemura
João Pedro Josino Cid Camargo
Jordan Alexander Gomes Rodrigues Pereira
Luis Felipe Lima Alves de Oliveira
Madona Pfleger Feo
Mateus Restani Furtado
Matheus Enzo de Faria Oshiro
Mattheus Versiani Cardoso de Melo
Nicolas Zaghi
Paulo Arnaldo Colturato Duarte
Pedro Klingelfus Ganme
Samuel Américo Nogueira
Théo Siqueira de Proença Singh
Tiago Tavares Dias Perissinotto
Victor Ribeiro Canto
Vitor Zendron da Cunha

INTEGRANTES DO JÚRI DO CONCURSO (por ordem alfabética)

 

CRISTIAN BUDU
Pianista
Vencedor do Concurso Internacional Clara Haskil, é citado na Gramophone em seletas listas ao lado de nomes como Artur Rubinstein, Dinu Lipatti e Martha Argerich. Solou em festivais como Verbier e La Roque D’Anthéron, e fez duos com Antonio Meneses e Renaud Capuçon.

 

 

 

 

 

DONATA LANGE

Pianista
Musicista polonesa formada pelo Liceu de Música de Varsóvia e pela Academia de Música Frédéric Chopin na Polônia. Professora há mais de 50 anos, atualmente na EMESP Tom Jobim. Integrante do Comitê Chopin 2010 no Brasil. Atuou como solista na Orquestra Filarmônica Nacional de Varsóvia.

 

 

 

 

 

EWA POBŁOCKA
Pianista
Vencedora do 10º Concurso Internacional Chopin e laureada em diversas outras competições internacionais. Foi orientada por Conrad Hansen, Rudolf Kerer, Tatiana Nikolaieva e Martha Argerich. Sua discografia tem mais de 50 discos registrados pela Deutsche Grammophon, Polskie Nagrania, CD Accord, Bearton e outras, muitos deles premiados. Professora na Academia de Música de Bydgoszcz. Foi jurada do Concurso Internacional Chopin e do Concurso Artur Rubinstein em Tel-Aviv, dentre outros.

 




GLÓRIA CAPUTO

Pianista, Professora e Presidente da Fundação Amazônica de Música

Pós-graduada pelo IECG, com o título de honra “Carlos Gomes”, aperfeiçoou-se com Pierre Klose (UFBA) e, nos EUA, com Peter Yasbeck, da UCSB e Eduardo Delgado. Como professora, vários de seus alunos foram premiados em concursos nacionais.

 

 

 

 

IRA LEVIN
Regente e Pianista
Primeiro vencedor do prêmio do Concurso Chopin Nacional Americano de 1980. Ex-aluno e antigo professor assistente de Jorge Bolet. Regente aclamado internacionalmente com vasto repertório sinfônico e de ópera. Foi diretor artístico e musical dos Theatros Municipais de São Paulo e do Rio de Janeiro e do Teatro Nacional Cláudio Santoro em Brasília.

 

 

 


 

OLGA KIUN
Pianista e Professora
Pianista russa, foi aluna de Lev Oborin (vencedor do primeiro Concurso Internacional Chopin) no Conservatório Tchaikovsky e premiada no Concurso Internacional Enescu, na Romênia. Desde os 9 anos já realizou inúmeros recitais, concertos e gravações. É professora concursada da Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Já realizou três edições do Festival Olga Kiun, em Curitiba, a última inteiramente dedicada a Chopin.

 

 


SONIA RUBINSKY
Pianista Concertista
Elogiada por Artur Rubinstein, tem uma discografia extensa, variada e multipremiada (GRAMMY, ICMA) que inclui Bach, Scarlatti, Mozart, Mendelssohn, Rachmaninov, a obra completa de Villa-Lobos, concertos de Almeida Prado, entre outros; nomeada por Murray Perahia como Artist-In-Residence no Centro Aldwell; presente nos grandes palcos do mundo.


 

 

 



O Concurso Nacional Chopin tem a finalidade de incentivar e promover jovens pianistas brasileiros(as), bem como homenagear o compositor polonês Fryderyk Chopin. O evento conta com a realização da Sociedade Chopin do Brasil, correalização da Fundação Osesp, parceria do Narodowy Instytut Fryderyka Chopina e apoio da Casa Sanguszko de Cultura Polonesa, da Sustenidos Organização Social, da Escola de Música do Estado de São Paulo – EMESP Tom Jobim/Santa Marcelina, da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro e do Instituto Guimarães Rosa – Ministério das Relações Exteriores.

 

O evento acontecerá entre os dias 15 de janeiro e 13 de maio de 2024, e todas as etapas serão realizadas na Sala São Paulo, sede da Osesp – Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo.

 

O primeiro lugar garante uma vaga para o 19th International Fryderyk Chopin Piano Competition, em Varsóvia, na Polônia, em 2025. O representante brasileiro irá se apresentar diretamente na fase eliminatória presencial. Para conferir os outros prêmios do Concurso, leia o edital completo, disponível abaixo.

 

As inscrições acontecem entre os dias 15 e 22 de janeiro de 2024*.

 

* Calendário sujeito a alterações sem aviso prévio, a critério da organização do concurso. Caso haja alterações, estas serão comunicadas por e-mail aos(às) candidatos(as).

 

--------------

 

PRÉ-REQUISITOS

 

  • Poderão inscrever-se jovens pianistas brasileiros(as) de até 28 (vinte e oito) anos de idade completos obrigatoriamente até a data limite das inscrições;
  • Os candidatos deverão enviar a documentação completa solicitada no formulário de inscrições, sendo que a falta de qualquer documento ou informação acarretará o cancelamento de sua inscrição.
  • Os candidatos deverão cumprir fielmente as determinações do repertório obrigatório descrito neste Edital, dedicado exclusivamente ao compositor Fryderyk Chopin.
     

Formulário: AQUI

Edital: AQUI
Errata (alteração do link do formulário): AQUI
Autorização do menor: AQUI