PRAÇA JÚLIO PRESTES, Nº 16
01218 020 | SÃO PAULO - SP
+55 11 3367 9500
SEG A SEX – DAS 9h ÀS 18h
Temporada Osesp 2024

Temporada 2024 | Osesp 70 anos
VEJA O LIVRO DA TEMPORADA AQUI

 

 

 

 

Querido público,


O aniversário da Osesp não é uma retrospectiva, é uma porta para o futuro. É também um convite para que todos colaborem conosco na criação dos próximos capítulos. Acredito que, para uma organização de arte, isso é tão ou mais vital do que apenas refletir sobre o que já realizamos. Um aniversário diz respeito ao que vamos fazer, ao que desejamos fazer, ao que nos impulsiona e, além disso, é relativo a como alcançaremos novos territórios, novas perspectivas, novos públicos, novos artistas convidados: uma nova música. E, assim, vamos construir a base para os próximos 70 anos.

 

É com esse olhar para o futuro que encomendamos sete novas obras a sete compositores, que escreverão cada um uma peça de 10 minutos — uma para cada década da Osesp —, e todas elas serão gravadas em disco. São eles os brasileiros Clarice Assad e Felipe Lara, o argentino Esteban Benzecry, a sul-coreana Unsuk Chin, o norte-americano Andrew Norman, o suíço Heinz Holliger e a vencedora do Concurso Compositoras Latino-Americanas, que conheceremos em fevereiro de 2024. Esperamos que todos vocês sejam inspirados por esses novos sons e pela absoluta necessidade de inventar novas utopias.

 

Em um ano inteiramente celebratório, o mês de agosto nos reserva uma nova turnê internacional. Estamos sempre na estrada. Acredito que isso é importante para que as pessoas que estão fora de São Paulo possam também ser inspiradas pelo que fazemos. E, ao mesmo tempo, vamos nos inspirando pelo que é realizado em outros estados do Brasil e em outros países, por outras culturas, por outras reações ao que fazemos. E isso, esperançosamente, nos dará uma energia irrefreável para encontrarmos outros públicos, outras salas de concerto. Tudo isso faz parte do espírito de celebração desta festa — e sou testemunha, a todo momento, da alegria de nossos músicos e musicistas e de seu desejo de entregar sempre o melhor.

Tudo isso é parte de um ano vibrante, no qual a Osesp ainda celebrará os 25 anos da Sala São Paulo — comigo regendo a mesma "Sinfonia nº 2" de Mahler que inaugurou nossa casa em 9 de julho de 1999 — e os 30 anos do nosso maravilhoso Coro — quando receberemos de volta um amigo da instituição, o maestro Celso Antunes. Faz parte desta festa a realização de quase 120 concertos na Sala São Paulo, com cerca de 60 artistas convidados e mais de 130 obras.

O que eu desejo, não apenas para 2024, mas para sempre, é que vocês venham nos assistir com a certeza de que algo muito elevado sempre acontecerá quando estivermos no palco. Algo que surpreenda, encante, perturbe, confronte e conforte. Queremos que todos os seus sentimentos sejam elevados pela música que ouvirão na Sala São Paulo ou onde estivermos. Temos a esperança sincera de que poderemos, mesmo que por alguns breves momentos, trazer novas perspectiva em suas vidas.
 

Thierry Fischer
Diretor Musical e Regente Titular da Osesp