Temporada 2023
março
s t q q s s d
<março>
segterquaquisexsábdom
27281 2 3 4 5
678 9 10 11 12
131415 16 17 1819
202122 23 24 25 26
272829 30 3112
3456789
jan fev mar abr
mai jun jul ago
set out nov dez
PRÓXIMOS CONCERTOS
PRAÇA JÚLIO PRESTES, Nº 16
01218 020 | SÃO PAULO - SP
+55 11 3367 9500
SEG A SEX – DAS 9h ÀS 18h
ENSAIOS
Exageradas Melodias Artificiais
Autor: Stephen Hough
21/mar/2023
O Dicionário Grove de Música de 1954 definiu, de modo infame, a música de Rachmaninov [Sergei Rachmaninov, 1873-1943] como “de textura monótona e repleta de melodias artificiais e exageradas”, prevendo que seu sucesso popular “duraria pouco”. Tamanho equívoco torna essa afirmação, hoje, não apenas datada, mas inofensiva. Praticamente todos os dias, a música de Rachmaninov se faz ouvir e aplaudir no mundo inteiro, e seus concertos serão executados enquanto houver pianos sendo fabricados e pianistas capazes de tocá-los.
 
A Música Luminosa e Perspicaz de György Ligeti
Autor: Alex Ross
21/mar/2023
As dificuldades dos compositores de vanguarda pareciam intransponíveis. Para continuar sua busca pelo “moderno” era preciso chegar à beira do absurdo; e retroceder ao passado era admitir o fracasso. Ligeti conseguiu fugir ao não dizer não. Ele se abriu a todo o passado musical e ao presente, absorvendo tudo, desde as missas renascentistas de Johannes Ockeghem aos solos de saxofone de Eric Dolphy, das virtuosas composições para piano de Liszt à polifonia rítmica das tribos de pigmeus africanos. Ao mesmo tempo, conseguiu imprimir sua personalidade espinhosa, melancólica e sempre inquieta a tudo que caiu na sua rede.
 
"Não Quero me Repetir"
Autor: Entrevista de Jörg Widmann a Gabriela de Souza
09/ago/2022
Versátil, intrigante, aclamado, fascinante: são alguns dos adjetivos atribuídos ao clarinetista, regente e compositor alemão Jörg Widmann, cujas peças, em 2018, estiveram dentre as mais executadas no mundo e, em 2019-20, foram a atração de toda a temporada do Carnegie Hall. Vencedor de vários prêmios importantes ao longo de sua trajetória como clarinetista e compositor, regente requisitado internacionalmente, o compositor visitante Jörg Widmann também se apresenta na Sala São Paulo nesta Temporada de 2022 como regente da Osesp, como solista de uma de suas peças para clarinete e como participante especial de um programa do Quarteto Osesp.
 
Entre o Jazz e a Música Erudita
Autor: Entrevista de Alexandre Silvério a Gabriela de Souza
05/ago/2022
Alexandre Silvério, primeiro fagote da Osesp, tem 46 anos e começou a estudar o instrumento aos 14. Há mais de duas décadas na Orquestra, ele conta sobre sua trajetória de estudante e profissional, suas influências e ídolos, o período na Alemanha, o quinteto Camaleon Bassoons e como é ser músico de jazz e de música erudita ao mesmo tempo.
 
O Modernismo: um clima estético e psicológico
Autor: Alfredo Bosi
14/jul/2022
É claro que, à medida que nos aproximamos da Semana, são as inovações formais que nos vão atraindo, isto é, aquele espírito modernista, stricto sensu, que iria polarizar em torno de uma nova expressão artistas como Anita Malfatti, Victor Brecheret, Di Cavalcanti, Villa-Lobos, Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Menotti del Picchia, Sérgio Milliet, Guilherme de Almeida, Manuel Bandeira. E é em face desse clima de vanguarda que se constata uma viragem na literatura brasileira já nos anos da I Guerra Mundial.
 
“Água Pura Gelada”: a Música de Sibelius
Autor: Laura Ronái
05/jul/2022
Quando Jean Sibelius completou 70 anos, um grande banquete foi organizado em sua homenagem. Entre os convidados estavam todos os antigos presidentes da Finlândia ainda vivos e os primeiros-ministros da Dinamarca, da Noruega e da Suécia. Essa ilustre companhia dá bem a medida da importância deste compositor que passou a ser símbolo da identidade musical finlandesa e figura de proa dentre os compositores escandinavos, mas ainda não reflete a dimensão internacional que seu nome viria alcançar.
 
Sibelius: uma visão do futuro
Autor: Entrevista de Thierry Fischer a Arthur Nestrovski
30/jun/2022
Com a Osesp, o Diretor Musical e Regente Titular da Orquestra, Thierry Fischer, quer explorar a complexidade, o mistério e a modernidade da música de Jean Sibelius.
 
Sozinho
Autor: Paul Griffiths
18/mai/2022
Esta é uma ocasião especial. O violino, acostumado a ouvir outros instrumentos abaixo do Sol Médio, que é o limite de sua extensão inferior, agora está só. E o violinista, normalmente um parceiro ou uma estrela num grande grupo, está sozinho.
 
Em busca de uma linguagem
Autor: Entrevista de Jimmy López a Gabriela de Souza
24/mar/2022
Um dos compositores jovens mais promissores do mundo, vencedor de inúmeros prêmios, o peruano Jimmy López passou por duas crises estéticas até começar a encontrar seu estilo e identidade musicais. "Ephemerae", concerto para piano e orquestra inspirado em notas de fragrâncias, terá estreia latino-americana na Sala São Paulo.
 
Um Clássico Popular
Autor: Diego Fischerman
24/mai/2021
(...) Talvez por seu infalível ouvido “popular”, por imaginar-se a si mesmo como intérprete — inclusive nas obras que não o tinham como protagonista — e diferentemente de muitos dos experimentos realizados durante a segunda metade do século XX para estilizar músicas de tradição popular e colocá-las na órbita do concerto clássico, a música de Piazzolla, mesmo a mais intrincada, sempre soa natural. Sempre tem a fluidez da improvisação, do assobio das ruas, do músico popular, do saber do povo.