PRAÇA JÚLIO PRESTES, Nº 16
01218 020 | SÃO PAULO - SP
+55 11 3367 9500
SEG A SEX – DAS 9h ÀS 18h
LIVRO AVALIAÇÃO EM MÚSICA: REFLEXÕES E PRÁTICAS

AVALIAÇÃO EM MÚSICA: REFLEXÕES E PRÁTICAS

finalista do Prêmio Jabuti/2004 - categoria Educação, psicologia e psicanálise

 

Se a avaliação é um tema bastante discutido em educação, avaliar em artes é mais polêmico ainda. Afinal, o que avaliar? Quais são os procedimentos e critérios para avaliar alguém que faz música? Como avaliar o que um aluno sente enquanto toca,compõe ou aprecia música? As aulas produzem os resultados esperados?

 

Atualmente poucas obras brasileiras concentram tamanha diversidade de temas: avaliação da apreciação, execução, composição e percepção musical; na escola fundamental, no coral infantil, nos cursos superiores de música, na aula particular; de recursos tecnológicos, entre outros.

 

Embora muitos textos resultem de pesquisas de mestrado e doutorado, sua escrita clara e acessível permite uma fácil compreensão e apropriação por todos que se confrontam com a avaliação no dia a dia: profissionais e estudantes das áreas da educação e de música, que atuam ou pretendem atuar nos múltiplos espaços da educação musical em instituições escolares ou em espaços extra-escolares, entre outros.

 

CAPÍTULOS

 

Apresentação

Liane Hentschke e Jusamara Souza

1. Avaliação da performance musical

Cristina Tourinho e Alda Oliveira

2. Avaliação da aprendizagem musical dos alunos: concepção de três professoras de música no ensino fundamental

Luciana Del Ben

3. Avaliação da execução musical: a concepção teórico-prática dos professores de piano

Cynthia Geyer Arrussul dos Santos

4. Sistemas de avaliação presentes na prática do professor particular de piano

Adriana Bozzetto

5. A avaliação da apreciação musical

Elisa da Silva e Cunha

6. Avaliação do canto coral: critérios e funções

Margaret Amaral de Andrade

7. A composição em sala de aula: como ouvir as músicas que as crianças fazem?

Viviane Beineke

8. Perspectivas pedagógicas para a avaliação de software educativo-musical

Susana Ester Kruger

9. Questões emergentes na avaliação da percepção musical no contexto universitário

Cristina Grossi

10. Avaliação em Cursos Universitários de Música: um estudo de caso

Magali Kleber

 

Série Formação e Atuação em Educação Musical
Parceria: Editora Moderna e Fundação Osesp

 

Coordenação editorial: Lisbeth Bansi - Ed. Moderna
Coordenação geral do Programa Editorial: Susana Ester Kruger - CPE/Osesp
Comitê Editorial Consultivo (2003): Luciana del Ben, Liane Hentschke e Jusamara Souza
Lançamento: 18/09/2003 (I Seminário Osesp de Educação Musical: Ensinando Música Musicalmente / III Encontro ABEM - Região Sudeste).
Apoio: Sonare Consultoria Musical e NEPEM (Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação Musical - PPGM/UFRGS).