finalista do Prêmio Jabuti/2004 - categoria Educação, psicologia e psicanálise
Se a avaliação é um tema bastante discutido em educação, avaliar em artes é mais polêmico ainda. Afinal, o que avaliar? Quais são os procedimentos e critérios para avaliar alguém que faz música? Como avaliar o que um aluno sente enquanto toca,compõe ou aprecia música? As aulas produzem os resultados esperados?
Atualmente poucas obras brasileiras concentram tamanha diversidade de temas: avaliação da apreciação, execução, composição e percepção musical; na escola fundamental, no coral infantil, nos cursos superiores de música, na aula particular; de recursos tecnológicos, entre outros.
Embora muitos textos resultem de pesquisas de mestrado e doutorado, sua escrita clara e acessível permite uma fácil compreensão e apropriação por todos que se confrontam com a avaliação no dia a dia: profissionais e estudantes das áreas da educação e de música, que atuam ou pretendem atuar nos múltiplos espaços da educação musical em instituições escolares ou em espaços extra-escolares, entre outros.
CAPÍTULOS
|
|
Apresentação
|
Liane Hentschke e Jusamara Souza
|
1. Avaliação da performance musical
|
Cristina Tourinho e Alda Oliveira
|
2. Avaliação da aprendizagem musical dos alunos: concepção de três professoras de música no ensino fundamental
|
Luciana Del Ben
|
3. Avaliação da execução musical: a concepção teórico-prática dos professores de piano
|
Cynthia Geyer Arrussul dos Santos
|
4. Sistemas de avaliação presentes na prática do professor particular de piano
|
Adriana Bozzetto
|
5. A avaliação da apreciação musical
|
Elisa da Silva e Cunha
|
6. Avaliação do canto coral: critérios e funções
|
Margaret Amaral de Andrade
|
7. A composição em sala de aula: como ouvir as músicas que as crianças fazem?
|
Viviane Beineke
|
8. Perspectivas pedagógicas para a avaliação de software educativo-musical
|
Susana Ester Kruger
|
9. Questões emergentes na avaliação da percepção musical no contexto universitário
|
Cristina Grossi
|
10. Avaliação em Cursos Universitários de Música: um estudo de caso
|
Magali Kleber
|
Série Formação e Atuação em Educação Musical
Parceria: Editora Moderna e Fundação Osesp
Coordenação editorial: Lisbeth Bansi - Ed. Moderna
Coordenação geral do Programa Editorial: Susana Ester Kruger - CPE/Osesp
Comitê Editorial Consultivo (2003): Luciana del Ben, Liane Hentschke e Jusamara Souza
Lançamento: 18/09/2003 (I Seminário Osesp de Educação Musical: Ensinando Música Musicalmente / III Encontro ABEM - Região Sudeste).
Apoio: Sonare Consultoria Musical e NEPEM (Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação Musical - PPGM/UFRGS).
|