PRAÇA JÚLIO PRESTES, Nº 16
01218 020 | SÃO PAULO - SP
+55 11 3367 9500
SEG A SEX – DAS 9h ÀS 18h
28
abr 2018
sábado 16h30 Piano Brasileiro
Recitais Osesp: Piano Brasileiro - André Mehmari


André Mehmari piano


Programação
Sujeita a
Alterações

Estudos Brasileiros

Ernesto NAZARETH
Tenebroso
Resignação
Tia AMÉLIA
Bordões ao Luar
Radamés GNATTALI
Canhoto
GUINGA
Di Menor
André MEHMARI
Suíte Improvisada Sobre Temas de Egberto e Hermeto
Estudos Intervalares Brasileiros Para Pianistas
INGRESSOS
  Entre R$ 50,00 e R$ 122,00
  SÁBADO 28/ABR/2018 16h30
Sala São Paulo
São Paulo-SP - Brasil
Notas de Programa

ERNESTO NAZARETH [1863-1934]

Tenebroso
3 MIN

Resignação
4 MIN


TIA AMÉLIA [1897-1983]

Bordões ao Luar
3 MIN


RADAMÉS GNATTALI [1906-88]

Canhoto
3 MIN


GUINGA [1950]

Di Menor
3 MIN


ANDRÉ MEHMARI [1977]
Suíte Improvisada Sobre Temas de Egberto Gismonti e Hermeto Pascoal
10 MIN
Estudos Intervalares Brasileiros Para Pianistas

CHORO-CANÇÃO (SEXTAS)
XOTE (SEGUNDAS)
VALSA BRASILEIRA (OITAVAS)

MARACATU (QUINTAS)
TOADA (TERÇAS DOLENTES)

BAIÃO-TOCATA (UNÍSSONO)

FINALE (IMPROVISO SOBRE TEMAS SUGERIDOS PELO PÚBLICO)

20 MIN

 

 

Estudos Brasileiros


O Brasil é mesmo um caso a ser estudado a fundo, e meu instrumento de investigação principal é o piano e sua escrita. Aliás, o piano é um espelho cultural dos mais representativos no tocante à miscigenação musical em nosso país desde os tempos do visionário Ernesto Nazareth, também presente ao longo de todo este programa, direta e indiretamente.


Cada um dos pequenos estudos se concentra em um intervalo específico (segundas, terças, quartas, quintas, sextas e oitavas) e em um gestual melódico-harmônico típico de alguns estilos consagrados da música brasileira, como o choro-canção, a valsa de esquina, o maracatu, o xote e a toada. O improviso tem espaço discreto neste conjunto de pequenas peças, mas variações e expansões são muito bem-vindas.


O tal do Improviso (algo tão nosso por natureza ou necessidade) de fato ganha espaço e corpo neste recital na Suíte Improvisada Sobre Temas de Egberto Gismonti e Hermeto Pascoal, dois dos maiores criadores contemporâneos brasileiros em qualquer esfera artística. Os temas serão reorganizados em uma suíte improvisada, estabelecendo pontes espontâneas entre os dois músicos e suas obras carregadas de rica matéria-prima para criação em tempo real.

 

Complementam o programa obras de Radamés Gnattali (Canhoto), Guinga (Di Menor) e Tia Amélia (Bordões ao Luar), que têm em comum o flerte “interidiomático” divertido entre as teclas do piano e as cordas do violão, talvez o instrumento que melhor represente a brasilidade cordial desde sempre.


Por fim, o pianista quer também estudar sua plateia e convida o público presente a sugerir temas para uma criação que represente o momento sagrado do encontro entre artista e ouvinte. Dessa forma, estão todos (artista e público, passado e presente) na mesma página viva deste estudo brasileiro.


ANDRÉ MEHMARI