Temporada 2024
abril
s t q q s s d
<abril>
segterquaquisexsábdom
25262728293031
123 4 5 6 7
89101112 13 14
151617 18 19 20 21
222324 25 26 27 28
293012345
jan fev mar abr
mai jun jul ago
set out nov dez
PRAÇA JÚLIO PRESTES, Nº 16
01218 020 | SÃO PAULO - SP
+55 11 3367 9500
SEG A SEX – DAS 9h ÀS 18h
ENSAIOS
Entrevista: Gabriela Montero
Autor:Arthur Nestrovski
02/abr/2018

Há uma conexão óbvia entre Schumann, Chick Corea e peças de sua autoria, com respeito ao universo infantil. Além dos títulos, existe também uma relação musical?


Eu quis criar um programa que servisse para contrastar o melhor de nós (a inocência) com o pior (a experiência da opressão). A luz contra a escuridão. As peças infantis de Schumann combinam perfeitamente com as de Chick Corea, a ponto de eu não fazer uma interrupção entre as duas obras. Quis criar esse fio musical que atravessasse séculos e estilos musicais e os unisse. Já minhas peças infantis não são compostas. Não há nada escrito. Não existe um plano. Eu as crio no momento, são improvisadas, e, assim como a infância, morrem e se tornam parte de uma experiência intangível. São uma lembrança para mim e para o público. A primeira parte do programa é de uma pureza e fragilidade muito especiais.

 

 

Como fica Shostakovich nesse contexto?


Shostakovich pesa. Dói. Fere, ataca, condena, ri sarcasticamente, tenta sobreviver e nos deixa o legado da escuridão a que foi submetido física, mental, emocional e espiritualmente durante seus anos sob o stalinismo. Sou obcecada pelo tema da nossa condição humana. Como podemos ser seres de amor, de generosidade e empatia uns com os outros, e como também podemos ser tão cruéis, tão impiedosos, tão desumanos. A diferença entre as duas partes do programa destaca essa dualidade. Acredito que é importante não apenas celebrar com música o mais belo de nós e da vida, mas também chamar a atenção para o que podemos nos tornar, se não cuidarmos dessa criança interior. Se não mantivermos nossa pureza e inocência.

 

 

O programa também terá uma parte dedicada às suas improvisações? Você pedirá sugestões ao público, como de costume, ou usará elementos do próprio programa?


Sempre gosto de improvisar com o público no fim de meus concertos, usando alguma melodia sugerida, para que a plateia aprecie ouvir como os temas são transformados. Acredito que ver o processo criativo ao vivo — e não como uma coisa que pertence a outra época — é algo que emociona muito. Quando lembramos que Mozart, Bach, Beethoven, Chopin, Liszt etc. foram grandes improvisadores, percebemos que a improvisação sempre foi um modo de expressão no mundo clássico. Adoro fazer essa ponte com o passado; e espero que o público goste!

 

 

Quantos programas diferentes de recital você apresenta na mesma temporada?


Geralmente dois, além de vários concertos para piano e orquestra.

 

 

Nesta semana você também toca Mozart com a Osesp. Porque o nº 14 em especial?


É um concerto que já toquei várias vezes e que aprendi há alguns anos. Para ser sincera, acho que foi escolhido por Alex Shelley! Adoro Mozart e de fato acredito que é o maior compositor de todos os tempos. E por que acredito nisso? Porque dentro do que era o estilo da época, limitado em termos de linguagem estilística, cada escolha de Mozart é sempre perfeita.

 

 

Há dois anos você tocou com a Osesp nos festivais de Lucerna e BBC Proms, além de ter tocado aqui em São Paulo. Do ponto de vista musical, o que mais lhe impressiona nessa orquestra?


É uma orquestra maravilhosa, com disciplina, mas também com uma espontaneidade cativante. Sinto-me muito à vontade com a OSESP do ponto de vista musical e humano. É sempre um prazer dividir o palco com eles! A direção e o resto da equipe são apaixonados por música e são pessoas maravilhosas. O que mais se pode pedir?

 

 

De nossa parte você tem toda solidariedade, por isso não podemos deixar de lhe dar espaço para falar sobre a situação em seu país.


Muito obrigada. Finalmente, o mundo já conhece, em parte, a tragédia da Venezuela nos últimos 20 anos. Para mim, durante estes oito últimos anos, tem sido difícil falar da situação, quando até recentemente o mundo não queria ouvir nem tomar conhecimento do que vinha sendo feito pelo regime no meu país. Hoje já sabemos que o problema da Venezuela não é um problema de governo de esquerda ou de direita. É uma narcomáfia e uma ditadura gerida por um grupo de criminosos no poder. Parte o meu coração ver o enorme sofrimento em que os venezuelanos vivem diariamente na Venezuela e também no exílio. É uma grave crise humanitária, que merece atenção internacional. Faço o meu melhor todos os dias para ajudar na transição para a democracia e ajudar os venezuelanos mais necessitados. Peço ao meu público que, por favor, não feche os olhos à nossa situação e se mantenha informado. O pior para uma vítima de injustiças é se sentir invisível e ignorado. Obrigada!


Entrevista a Arthur Nestrovski