Temporada 2024
abril
s t q q s s d
<abril>
segterquaquisexsábdom
25262728293031
123 4 5 6 7
89101112 13 14
151617 18 19 20 21
222324 25 26 27 28
293012345
jan fev mar abr
mai jun jul ago
set out nov dez
PRAÇA JÚLIO PRESTES, Nº 16
01218 020 | SÃO PAULO - SP
+55 11 3367 9500
SEG A SEX – DAS 9h ÀS 18h
28
abr 2018
sábado 16h30 Piano Brasileiro
Recitais Osesp: Piano Brasileiro - André Mehmari


André Mehmari piano


Programação
Sujeita a
Alterações

Estudos Brasileiros

Ernesto NAZARETH
Tenebroso
Resignação
Tia AMÉLIA
Bordões ao Luar
Radamés GNATTALI
Canhoto
GUINGA
Di Menor
André MEHMARI
Suíte Improvisada Sobre Temas de Egberto e Hermeto
Estudos Intervalares Brasileiros Para Pianistas
INGRESSOS
  Entre R$ 50,00 e R$ 122,00
  SÁBADO 28/ABR/2018 16h30
Sala São Paulo
São Paulo-SP - Brasil
Notas de Programa

ERNESTO NAZARETH [1863-1934]

Tenebroso
3 MIN

Resignação
4 MIN


TIA AMÉLIA [1897-1983]

Bordões ao Luar
3 MIN


RADAMÉS GNATTALI [1906-88]

Canhoto
3 MIN


GUINGA [1950]

Di Menor
3 MIN


ANDRÉ MEHMARI [1977]
Suíte Improvisada Sobre Temas de Egberto Gismonti e Hermeto Pascoal
10 MIN
Estudos Intervalares Brasileiros Para Pianistas

CHORO-CANÇÃO (SEXTAS)
XOTE (SEGUNDAS)
VALSA BRASILEIRA (OITAVAS)

MARACATU (QUINTAS)
TOADA (TERÇAS DOLENTES)

BAIÃO-TOCATA (UNÍSSONO)

FINALE (IMPROVISO SOBRE TEMAS SUGERIDOS PELO PÚBLICO)

20 MIN

 

 

Estudos Brasileiros


O Brasil é mesmo um caso a ser estudado a fundo, e meu instrumento de investigação principal é o piano e sua escrita. Aliás, o piano é um espelho cultural dos mais representativos no tocante à miscigenação musical em nosso país desde os tempos do visionário Ernesto Nazareth, também presente ao longo de todo este programa, direta e indiretamente.


Cada um dos pequenos estudos se concentra em um intervalo específico (segundas, terças, quartas, quintas, sextas e oitavas) e em um gestual melódico-harmônico típico de alguns estilos consagrados da música brasileira, como o choro-canção, a valsa de esquina, o maracatu, o xote e a toada. O improviso tem espaço discreto neste conjunto de pequenas peças, mas variações e expansões são muito bem-vindas.


O tal do Improviso (algo tão nosso por natureza ou necessidade) de fato ganha espaço e corpo neste recital na Suíte Improvisada Sobre Temas de Egberto Gismonti e Hermeto Pascoal, dois dos maiores criadores contemporâneos brasileiros em qualquer esfera artística. Os temas serão reorganizados em uma suíte improvisada, estabelecendo pontes espontâneas entre os dois músicos e suas obras carregadas de rica matéria-prima para criação em tempo real.

 

Complementam o programa obras de Radamés Gnattali (Canhoto), Guinga (Di Menor) e Tia Amélia (Bordões ao Luar), que têm em comum o flerte “interidiomático” divertido entre as teclas do piano e as cordas do violão, talvez o instrumento que melhor represente a brasilidade cordial desde sempre.


Por fim, o pianista quer também estudar sua plateia e convida o público presente a sugerir temas para uma criação que represente o momento sagrado do encontro entre artista e ouvinte. Dessa forma, estão todos (artista e público, passado e presente) na mesma página viva deste estudo brasileiro.


ANDRÉ MEHMARI