Temporada 2024
abril
s t q q s s d
<abril>
segterquaquisexsábdom
25262728293031
123 4 5 6 7
89101112 13 14
151617 18 19 20 21
222324 25 26 27 28
293012345
jan fev mar abr
mai jun jul ago
set out nov dez
PRAÇA JÚLIO PRESTES, Nº 16
01218 020 | SÃO PAULO - SP
+55 11 3367 9500
SEG A SEX – DAS 9h ÀS 18h
06
dez 2018
quinta-feira 20h30 Carnaúba
Temporada Osesp: Lindberg rege e toca


Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo
Christian Lindberg regente e trombone


Programação
Sujeita a
Alterações
Jean SIBELIUS
Lendas Lemminkäinen, Op.22: Suíte
Christian LINDBERG
Black Hawk Eagle
Leonard BERNSTEIN
On The Waterfront - Suíte Sinfônica
INGRESSOS
  Entre R$ 50,00 e R$ 222,00
  QUINTA-FEIRA 06/DEZ/2018 20h30
Sala São Paulo
São Paulo-SP - Brasil

Falando de Música
Quem tem ingresso para o concerto da série sinfônica da temporada da Osesp pode chegar antes para ouvir uma aula em que são abordados, de forma descontraída e ilustrativa, aspectos estéticos das obras, biografia dos compositores e outras peculiaridades do programa que será apresentado em seguida.

Horário da palestra: uma hora antes do concerto.

Local: Salão Nobre ou conforme indicação.

Lotação: 250 lugares.

Notas de Programa

JEAN SIBELIUS [1865-1957]
Lendas Lemminkäinen, Op.22: Suíte [1895]
- LEMMINKÄINEN E AS MOÇAS DE SAARI
- O CISNE DE TUONELA
- LEMMINKÄINEN EM TUONELA
- O RETORNO DE LEMMINKÄINEN
48 MIN

 

/INTERVALO

 

CHRISTIAN LINDBERG [1958]
Black Hawk Eagle [Águia Gavião-Negro] [2013-4]
- FANFARRA TERRESTRE
- DANÇA DA ÁGUIA
- CADÊNCIA: CÉU PARTIDO
- ALTA ALTITUDE
- CADÊNCIA: SOLIDÃO
- ASAS EM CHAMAS
15 MIN

 

LEONARD BERNSTEIN [1918-90]
On the Waterfront ["Sindicato de Ladrões"] — Suíte Sinfônica [1954]
23 MIN

 

 

SIBELIUS
Lendas Lemminkäinen, Op.22: Suíte


Em 1894, sob forte influência de Wagner, Jean Sibelius começou a trabalhar em uma ópera, A Construção do Barco, que acabou engavetada. Dos fragmentos dessa obra, ele elaborou a Suíte Op. 22, em que o estilo de seus outros ídolos, Berlioz e Liszt, é claramente perceptível. Da abertura, extraiu “O Cisne de Tuonela”; e muitas das imagens da suíte sinfônica parecem saltar diretamente dos esboços da obra vocal, que acompanhava as aventuras de Lemminkäinen, mitológico personagem do épico finlandês Kalevala.


Os ensaios para a estreia foram penosos. Os músicos da orquestra diziam que a obra era impossível de tocar e as brigas e conflitos se sucediam ininterruptamente. Os críticos se dividiram entre elogios rasgados e críticas ferozes. Sibelius reescreveu várias vezes a suíte, tentando encontrar um equilíbrio que lhe fugia. A opinião negativa dos especialistas o deixou inseguro e fez com que liberasse apenas partes da suíte para execução. No final, o público efetuou o desempate, ao acolher O “Cisne de Tuonela” e “O Retorno de Lemminkäinen” com carinho. Já “Lemminkäinen e as Moças de Saari” e “Lemminkäinen em Tuonela” permaneceram escondidas por décadas e o próprio Sibelius parece ter simplesmente desistido de defender suas composições. Apenas em 1935, voltou a permitir a execução dos movimentos banidos, que desta vez foram recebidos com entusiasmo geral.


“Lemminkäinen e as Moças de Saari”, com nostálgicos solos de trompa, trata da viagem que o herói empreende a uma ilha. Lá, se  mete a seduzir as mulheres locais, sendo escorraçado pelos maridos furiosos. No “Cisne de Tuonela”, um aveludado corne inglês evoca o cisne encantado que desliza em torno da ilha dos mortos. Lemminkäinen tem a missão de matar a ave, mas, atingido por uma flecha envenenada, é ele quem sucumbe. “Lemminkäinen em Tuonela” também trata da morte do protagonista, cujo corpo desmembrado é lançado à água. Sua mãe resgata os pedaços do filho e consegue trazê-lo novamente à vida. Em ”O Retorno de Lemminkäinen”, acompanhamos o trajeto do herói, cansado de lutar, de volta ao lar. A suíte é programática, sem seguir passo a passo a história. No entanto, é certamente atmosférica, refletindo os títulos de cada uma das seções. Essas frequentemente são executadas como peças isoladas, sendo a mais popular “O Cisne de Tuonela”.

 

 

LINDBERG
Black Hawk Eagle


Dizem que a mais nobre função dos instrumentos é imitar a voz humana. Entretanto, muitos compositores se dedicam também a evocar, especialmente com instrumentos de sopro, o canto dos pássaros e o habitat em que vivem. Desde o século xviii (O Rouxinol apaixonado, de Couperin, Banchieri com O Cuco e a Coruja, Rameau com A Galinha) até os grandes mestres do século xx (Vaughan Williams com sua Cotovia, Messiaen, com O Melro Negro e seu Catálogo de Pássaros, Respighi com Os Pássaros, Villa-Lobos com o Iriri), a beleza e o mistério das aves canoras são material que serve de inspiração para os humanos. Em seu concerto The Black Hawk Eagle [Águia Gavião-Negro], uma versão condensada do concerto Golden Eagle [Águia Dourada], encomendado pela Orquestra de Taipei, Christian Lindberg escolheu como personagem uma ave de rapina traiçoeira e poderosa. Como a águia retratada, a textura musical combina doses equilibradas de agilidade e força. Os voos do solista são frequentemente interrompidos ou sofrem mudanças bruscas de direção.


O trombone começa com uma fanfarra solitária, como pássaro que observa o mundo das alturas rarefeitas. Os movimentos se sucedem sem pausa, em evolução orgânica. As partes líricas evocam voos rasantes sobre a superfície imperturbável de lagos gelados. O concerto revela influências tão múltiplas que é impossível listá-las todas: Nielsen, Grieg, Varèse, os grandes mestres russos, Gershwin, Bernstein, Rossini, Strauss, com pitadas de jazz e música folclórica e popular de diversos países. Sem dúvida, um dos maiores méritos de Lindberg é incorporar as técnicas estendidas de trombone a uma linguagem basicamente tradicional, com um resultado que é refrescante, surpreendente e muito acessível. A metáfora se mantém: enquanto o solista (a águia) se aventura por espaços pouco explorados e perigosos, o resto do mundo (a orquestra) permanece em segurança, em terreno acolhedor e já familiar.


Figura engraçada e carismática, Lindberg elevou o trombone ao status de instrumento solista. Sua incrível facilidade técnica, musicalidade transbordante e senso de humor fazem dele uma celebridade no meio da música, com fãs de todas as idades e procedências. Como compositor e maestro, sua carreira também tem sido coroada de êxito. Ele viaja o mundo como embaixador de seu instrumento e também da música dos países nórdicos, que defende com absoluta seriedade e convicção. Lindberg já bateu a marca de 100 concertos de trombone dedicados a ele, por nomes da importância de Aho, Berio, Pärt, Takemitsu, Turnage, Sandstrom e Xenakis. Praticando uma música que brinca com os clichês, seduz um novo público ao retirar de suas apresentações qualquer traço de sisudez ou convencionalismo. Tem a visibilidade e a força de um pop-star, mas sem perder de vista os aspectos puramente musicais de suas atividades, não fazendo qualquer concessão no que tange à qualidade da música que escreve, toca ou rege.


BERNSTEIN
On the Waterfront - Suíte Sinfônica


Em sua única colaboração original para o cinema, Leonard Bernstein aceitou escrever a trilha sonora de On the Waterfront ["Sindicato de Ladrões", na versão brasileira do filme], do cultuado diretor Elia Kazan, sobre a corrupção nos sindicatos dos portuários de Nova York. O filme, com Marlon Brando e Eva Marie Saint,  foi um sucesso de público e crítica, porém a experiência foi traumática para o compositor, que odiou ver sua obra retalhada, desarrumada e com dinâmicas alteradas ao bel prazer do cineasta.


Provavelmente para se apossar novamente da própria criação, Bernstein acabou por transformá-la em uma suíte sinfônica, modificando-a significativamente. Como no concerto de Lindberg, os movimentos não são separados por pausas, se interligando de maneira natural. Uma trompa solitária anuncia o clima da entrada, que se transforma ao conseguir a adesão das flautas e depois dos outros sopros. A percussão intervém con gusto. O tema do amor, docemente enunciado pela flauta, é imediatamente seguido por um allegro animado, e, finalmente, o motivo do início, carregado de cores pesadas, retorna para pôr um ponto final na música. Sem as imagens do filme, o programa se dilui. Ainda assim é fácil adivinhar, no desenvolvimento, a vida agitada de uma grande metrópole, que, apesar da impessoalidade das multidões, às vezes para por instantes para deixar florescer alguma voz individual mais delicada, apenas para afogá-la, em seguida, num turbilhão de angústias e preocupações. Como em toda a música de Bernstein — cujo centenário vem sendo comemorado ao redor do mundo este ano — a percussão ocupa lugar de destaque, emprestando à música um impulso rítmico eletrizante. Os sopros e metais são explorados com maestria em diversos solos nos quais o caráter particular de cada instrumento é exposto. Constituem o principal pigmento que cria as nuances tímbricas que dão vida à peça e acompanham as desventuras de Terry e Edie, casal de protagonistas da história.


A Suíte alterna momentos de violência, ternura, confusão e hesitação, que coexistem, mas entram em foco em pontos diversos. É como se uma câmara passeasse pela cena, trazendo para o primeiro plano certas imagens, depois relegadas a um pano de fundo, porém nunca inteiramente varridas de nosso campo de visão (ou audição). O efeito dessa lente, que se aproxima ou se afasta dos objetos, combinando tomadas de longe com outras quase íntimas, é poderoso e, não por acaso, cinematográfico, apesar de prescindir da ajuda da película para criar seu impacto.

 

LAURA RÓNAI
é doutora em Música, responsável pela cadeira
de flauta transversal na UNIRIO e professora
no programa de Pós-Graduação em Música. É
também diretora da Orquestra Barroca da UNIRIO.